@Book{MiloneWRDJCBCVAMV:2019:InAsAs,
editor = "Milone, Andr{\'e} de Castro and Wuensche, Carlos Alexandre and
Rodrigues, Cl{\'a}udia Vilega and D’Amico, Flavio and Jablonski,
Francisco Jos{\'e} and Capelato, Hugo Vicente and Braga,
Jo{\~a}o and Cecatto, Jos{\'e} Roberto and Vilas Boas, Jos{\'e}
Williams dos Santos and Aguiar, Odylio Denys de and Miranda,
Oswaldo Duarte and Villela, Thyrso",
title = "Introdu{\c{c}}{\~a}o {\`a} astronomia e astrof{\'{\i}}sica V
II",
publisher = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais",
year = "2019",
volume = "II",
address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
keywords = "astronomia, astrof{\'{\i}}sica.",
abstract = "A fascina{\c{c}}{\~a}o pelos mist{\'e}rios do Universo faz
parte da natureza humana desde o come{\c{c}}o da
civiliza{\c{c}}{\~a}o. Ao mesmo tempo que admiramos a sua
extens{\~a}o e beleza, sentimos o desafio de conhec{\^e}-lo e o
desejo de descobrir a sua conex{\~a}o conosco. Ao investigarmos o
Cosmo estamos tamb{\'e}m indagando sobre a nossa pr{\'o}pria
origem. {\'E} bem poss{\'{\i}}vel que o homem tenha perscrutado
o c{\'e}u antes da terra, mares e rios, que estavam bem mais
pr{\'o}ximos. O ciclo das esta{\c{c}}{\~o}es, a luz e o calor
do Sol durante o dia, o luar e as estrelas {\`a} noite, a
necessidade de se orientar em seus percursos de um lugar a outro e
de estabelecer uma cronologia para os acontecimentos foram motivos
suficientes para o homem tentar equacionar o Universo. A
princ{\'{\i}}pio o Universo conhecido se restringia ao Sol,
{\`a} Lua e alguns planetas. Com o aperfei{\c{c}}oamento dos
instrumentos astron{\^o}micos, e a pr{\'o}pria
evolu{\c{c}}{\~a}o das id{\'e}ias, o conhecimento humano foi se
expandindo e o Cosmo se revelando, de forma surpreendente e
impressionante. O sistema solar {\'e} hoje esmiu{\c{c}}ado pelas
sondas espaciais. Os modernos telesc{\'o}pios parecem nos
conferir vis{\~a}o de super-homens. Do Sol, partimos para as
demais estrelas que, aos bilh{\~o}es, permeiam a nossa
gal{\'a}xia, a Via L{\'a}ctea. Mesmo sem conseguir
penetr{\'a}-las, a astronomia vem decifrando o seu interior, a
sua forma{\c{c}}{\~a}o e evolu{\c{c}}{\~a}o, t{\~a}o ligadas
{\`a} nossa pr{\'o}pria exist{\^e}ncia, pois somos fruto das
estrelas. As gigantescas nuvens interestelares descortinam-se com
suas formas curiosas e gases fluorescentes, e revelam-se como
ber{\c{c}}{\'a}rios de estrelas. Indo mais adiante, notamos que
o Universo se organiza em grupos de estrelas, gal{\'a}xias, e em
superaglomerados, intercalados por imensos vazios. At{\'e} onde
os instrumentos podem satisfazer a nossa curiosidade,
avan{\c{c}}amos no espa{\c{c}}o e retrocedemos no tempo, em
dire{\c{c}}{\~a}o aos limites do Universo, que nos mostram a sua
inf{\^a}ncia e adolesc{\^e}ncia. O conhecimento adquirido
alimenta as respostas a algumas das indaga{\c{c}}{\~o}es
b{\'a}sicas do esp{\'{\i}}rito humano: Como surgiu e se
desenvolve este imenso teatro, no qual a mat{\'e}ria e a energia
produzem espet{\'a}culos fant{\'a}sticos, em cont{\'{\i}}nua
transforma{\c{c}}{\~a}o? Estamos em S{\~a}o Jos{\'e} dos
Campos, uma cidade do planeta Terra, onde os astr{\^o}nomos do
INPE, iguais a muitos em outros lugares, est{\~a}o investigando
os segredos do Universo. Fazem isso pela satisfa{\c{c}}{\~a}o
que o conhecimento produz. Mais profundamente, o fazem para
ampliar os horizontes do nosso pr{\'o}prio mundo. Este caderno
re{\'u}ne os t{\'o}picos abordados no Curso de
Introdu{\c{c}}{\~a}o {\`a} Astronomia e Astrof{\'{\i}}sica do
INPE, iniciado em 1998 e programado para ocorrer anualmente ao
final do primeiro semestre. {\'E} destinado principalmente {\`a}
atualiza{\c{c}}{\~a}o de professores do ensino fundamental e
m{\'e}dio, e a estudantes universit{\'a}rios vinculados a
{\'a}reas relacionadas {\`a} astronomia. O curso pretende
tra{\c{c}}ar as linhas b{\'a}sicas do que a astronomia j{\'a}
conseguiu decifrar, delineando tamb{\'e}m um quadro da
evolu{\c{c}}{\~a}o das id{\'e}ias e das t{\'e}cnicas
utilizadas na pesquisa cient{\'{\i}}fica. Paralelamente,
s{\~a}o mostrados os trabalhos que a Divis{\~a}o de
Astrof{\'{\i}}sica do INPE vem desenvolvendo. H{\'a} ainda o
prop{\'o}sito de apresentar uma vis{\~a}o desmitificada da
ci{\^e}ncia e do cientista, expondo as suas tentativas e
incertezas no caminho do conhecimento. Finalizando, a {\'u}ltima
parte do curso enfoca a import{\^a}ncia da ci{\^e}ncia
b{\'a}sica, como principal geradora de novas ideias e
tecnologias. Alguns subprodutos esperados s{\~a}o despertar uma
poss{\'{\i}}vel voca{\c{c}}{\~a}o cient{\'{\i}}fica nos
estudantes e motivar os educadores a introduzir novas formas de
comunicar a ci{\^e}ncia a seus alunos. Para que os objetivos
propostos sejam cumpridos satisfatoriamente, este trabalho deve
ser constantemente revisado e, nesse sentido, todas as
cr{\'{\i}}ticas e sugest{\~o}es ser{\~a}o bem vindas.",
affiliation = "{Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto
Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto Nacional de
Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto Nacional de Pesquisas
Espaciais (INPE)} and {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
(INPE)} and {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and
{Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Instituto
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(INPE)} and {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)}",
language = "pt",
numberofvolumes = "II",
pages = "434",
ibi = "8JMKD3MGP3W34R/3SLENSP",
url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34R/3SLENSP",
targetfile = "publicacao.pdf",
urlaccessdate = "27 abr. 2024"
}